Gravidez Precoce

Adolescente grávidaA solução está na prevenção.

A sexualidade ainda é um tabu entre pais e filhos, na verdade, adultos e jovens em geral. É impossível negar que uma maioria esmagadora das mães adolescentes gostariam de ter se prevenido, ou ao menos esperado mais para começarem uma família. Mas como perguntar sobre prevenção sexual aos pais se estes se negam a cogitar a hipótese de ter uma filha sexualmente ativa? Algumas têm até medo de marcarem uma consulta ginecológica.

Com a questão do aborto proibido no Brasil, a garota – e em alguns casos, o pai da criança – se vê encurralada entre duas opções. Abrir mão de parte do seu futuro para dar continuidade à gravidez, ou então arriscar sua vida em um aborto clandestino.

O que realmente importa nesse assunto não é o que deve ser feito depois do erro, e sim como conscientizar os jovens que frequentemente o cometem de que é possível evitá-lo. Não é necessário abordar um tema que depende da ética, como o aborto. Apenas se prevenir.

Existem vários tipos de anticoncepcionais, opções para que cada casal se adapte. Alguns sentem-se mais seguros usando dois em conjunto, como a pílula e a camisinha. O importante é se preocupar com isso, e ver a prevenção como uma parte importante de qualquer relacionamento. Tão indispensável quanto qualquer aspecto da relação,  a sexualidade representa algo ainda maior. Porque o seu futuro passa a depender da sua responsabilidade, algo com que você provavelmente nunca lidou antes.

A sexualidade é, portanto, parte da sua vida adulta. E não há problema em começá-la antes disso. Só esteja preparado para agir com maturidade, pois caso contrário, consequências surgirão. E pessoas que lidam com essas consequências apresentam gráficos assustadoramente grandes no Brasil.

Tudo depende de nós, da comunicação e da conscientização. Preste atenção neste assunto. Leve-o a sério. Porque gravidez na adolescência  não é brincadeira de criança.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s