Argumentação

A argumentação é uma das características mais importantes na relação entre pessoas. Talvez porque hoje em dia todos sejamos orgulhosos, teimosos e talvez até um pouco arrogantes isso não seja uma opinião muito popular. Na minha opinião, driblar as primeiras três características ajudariam bastante na manutenção de uma conversa. Ou só eu reparo que toda argumentação vira discussão a certo ponto?
Isso é uma grande perda, para ambos os lados da história. Argumentar é a maneira mais fácil de se obter conhecimento. Você não precisa abdicar seu ponto de vista e adotar o oposto, apenas entender ambos. Argumente também. Transforme o que antes seria um desentendimento em uma divisão de conhecimento.
Não é necessário dizer que reciprocidade ajuda. É impossível aprender ou ensinar o que seja com quem não está disposto a fazer o mesmo. Nesse caso, seja menos agressivo em suas iniciativas e introduza a ideia de que divergências de opiniões são comprovadamente inevitáveis. Ninguém pensa da mesma maneira.
Você pode discordar do que digo, e me xingar muito no twitter. Xingar com X, por favor. Só saiba que por experiência própria passei a adotar sempre a política da reciprocidade. E que aprender com outras pessoas (as que tem algo para ensinar, obviamente) é uma das coisas que mais gosto de fazer.
Esteja disponível e arraste os outros consigo. Unanimidade é utópica, afinal o mundo é um lugar estúpido… Mas o seu mundo não tem de ser. A estupidez do seu círculo social depende de você.
Algo que pode ser evitado.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s